sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Manto do Círio 2011 foi apresentado


 
Momento da apresentação aos fiéis
Na noite do último dia 05 de outubro a Diretoria da Festa e a Arquidiocese de Belém apresentaram o Manto Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2011. Esse ano o Manto foi inspirado no tema do Círio " Fazei tudo o que Ele vos disser" e nas peças confeccionadas na Itália pelo escultor Edoardo Ferrari, representados pelas colunas que no presbitério da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, recebem o Círio Pascal e a imagem da Virgem Santíssima.

A partir da proposta de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, o projeto foi desenvolvido pela coordenação do Círio 2011 e confeccionado pelo estilista Jorge Bittencourt, foram necessários cinco meses, entre o início e o término do trabalho.

Descrição do manto
Na parte frontal contém plaquetas de metal estilizadas banhadas a ouro, que representa o adorno externo das colunas do altar da Basílica Santuário, confeccionadas pelo joalheiro Marcelo Monteiro da Ourogema.

Tronco e folhas bordadas em canutilhos nas cores cobre, ouro e marrom e acabamento com miçangas nacaradas. As flores são bordadas em Swaroviski fúcsia e miçangas cor de vinho.

Na apresentação de frente o manto lembra o trabalho do artista italiano, que se inspirou numa citação do profeta Isaías (Is 11:1-3) Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre Ele repousara o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus, no temor do Senhor encontra ele seu prazer.

A parte posterior do manto traz uma ânfora da época, que simboliza a água que se transformou em vinho no primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná da Galiléia (Jo 2:1-12), que relata a recomendação de Nossa Senhora, escolhida como tema desse Círio por D. Alberto Taveira Corrêa.

A ânfora de vinho em strass ouro e nacarado, com canutilhos ouro, cobre e marrom, orientação acadêmica da arquiteta Nathalia N. Freitas. Os raios são feitos em strass nacarados com cristais cor-de-rosa e nude.
O fundo do manto compõe-se de uma trama imitando nossa cestaria trabalhada em cristal pérola e miçangas nacaradas.

Fechando o belíssimo manto temos um broche circular em ouro maciço medindo quatro centímetros de diâmetro, confeccionado pelo joalheiro paulista João Justino, trazendo esculpida a imagem do rosto do beato João Paulo II, pela sua devoção Mariana, no ano de sua beatificação


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário