sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Parauapebas terá representantes em Brasília

Na noite de terça-feira, 25/10/2011, foi aberta a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Belém, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur). Quilombolas, indígenas, extrativistas, jovens, pescadores, mulheres de terreiro, governos federal e estadual estavam presentes para debater o principal tema do evento “Miséria e Pobreza das Mulheres na Amazônia: desafios na Superação das desigualdades sociais e de gênero”.
Estima-se que a plateia tinha representação de mais de 100 municípios do estado, contabilizando aproximadamente 400 mulheres.entre eles Parauapebas teve a participação de 8 delegadas entre elas  O evento foi  promovido pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Mulheres, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça DireitosHumanos(Sejudh),.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, ressaltou a importância  da conferência, a diversidade e as diferentes realidades das sedes que já abrigaram conferências anteriores das quais participou. 
LUTADORAS – “Milhares de mulheres de todos os cantos do país estão construindo as conferências. Vocês são guerreiras/lutadoras que se dedicam a pensar e a fazer um Brasil com igualdade para todas as pessoas sem discriminação e sem preconceitos”, revelou.
Iriny também falou sobre o papel das mulheres como chefes de família, dando destaque para a diferença salarial entre homens e mulheres. “Queremos discutir com a presidenta Dilma um plano para as mulheres. Todas estão convocadas a debater uma política que envolva capacitação em todas as áreas, para garantir que tenhamos as mesmas condições de aperfeiçoamento profissional dos homens”, disse a ministra.
A ministra também abordou temas como violência doméstica, pobreza e miséria, reforma política, eleição da primeira mulher a comandar o país, entre outros assuntos.
IMPORTÂNCIA – O secretário da Sejudh, José Acreano Brasil Junior, que na conferência representava o governador Simão Jatene, falou a importância da mulher na sociedade. Também disse que o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres servirá não a penas para o Estado do Pará, “mas, para todo país”.
VIOLÊNCIA – A coordenadora estadual de Promoção dos Direitos da Mulher, Maria Trindade, convocou as mulheres paraenses a tirar o estado da triste estatística de ocupar os primeiros lugares do ranking da violência contra a mulher no país.
O Pará vai elegeu 40 delegadas  nas quais fo~ram eleitas duas  delegadas de Parauapebas,  que são a Secretária da Mulher a  Srª Joelma Leite representando o poder público  e Célia Rocha da Associação das Mulheres de Parauapebas representando a sociedade civil as mesmas irão  participar da etapa nacional, que ocorre de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.

Um comentário:

  1. Oi!
    Meu nome é Euzimar Silva Rocha, moro em porto velho e estou à procura da minha Irma que mora em parauapebás, que eu não vejo a mais de 20anos e perdi o contato dela.
    Por favor, me ajude a localizá-la.
    Sandra Regina Silva Rocha
    Ela é professora e já trabalhou na escola Cecília Meireles.
    Se você puder me ajudar entre em contato comigo.
    Email: Lilian_sousa_pvh@hotmail.com
    Tel. (69)3229-9369 ou (69)9261-7477/9206-7251
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir