terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Programação do Encontro da Mulher

DATA
DESCRIÇÃO
HORÁRIO
LOCAL
5 a 9 de março
Olimpíadas da Mulher
a partir das 18h
Ginásio Poliesportivo
15 de março
Marcha das Mulheres de Parauapebas
16h
Concentração: Estacionamento em frente a SEMAS
Abertura do Encontro - Pronunciamentos
19h
Praça de Eventos
Apresentação dos jurados
20h
Grito de Paz
20:30h
Espetáculo gospel
21:30h
Show Gospel
23h
16 de março
Jogo de Boliche
14h
Pebas Boliche -P.A. 275
Crianças do futuro: adultos da paz!
19h
Praça de Eventos
Mulheres vencendo a tarefa da luta contra as drogas
20h
Lixo que vira luxo
21h
Tarefa do menor bolo
22h
Espetáculo geral (3 equipes)
22:30h
Tarefa relâmpago
23h
Shows locais
23:30h
17 de março
Tarefa Todas Juntas Vencendo no Grito
19h
Praça de Eventos
Tarefa: ver o peso
21h
Tarefa relâmpago
21:30
Espetáculo (3 equipes)
22h
Premiação das equipes
22:30h
Show nacional
23:30h
29 e 30 de março
Seminário: Violência doméstica e familiar contra a mulher
8 as 18h
Câmara Municipal

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Mulher é personagem do seu tempo


O poder que a mulher brasileira exerce nos dias atuais vem da luta do movimento feminino que a levou a uma tomada de consciência para a sua importância no meio da sociedade. Hoje somos um País onde aparece cada vez mais poderosa. É capaz de analisar o passado e mencionar as tendências que virão. A mulher desempenha papel importante na família e atua no dia a dia perante os mais diversos setores.
Deixou de ser vulnerável a força bruta masculina, reduzindo o machismo que por tanto tempo traçou o destino de tantas famílias, principalmente as de renda baixa. Sabemos que a violência doméstica ainda é uma realidade existente no País. A mulher vem enfrentando a discriminação com destreza e sabedoria, em especial contra a mulher negra, uma herança maldita vinda da parte dos europeus quando aqui chegaram na qualidade de colonizadores, séculos atrás.
A mulher já ocupa altos postos nos mais diversos setores. Tem formação universitária, estuda mais que o homem. Em determinadas situações ganha menos que o homem ocupando a mesma função. Quando é empregada tem sua carteira de trabalho assinada o que não ocorria no passado. A mulher é como uma base firme e merece o nosso respeito. É segura na decisão financeira e no consumo doméstico.
A nova mulher brasileira é a locomotiva que move a própria comunidade. Tem a responsabilidade de conduzir os filhos no campo da educação, porque sabe que só educados terão as oportunidades que ela mesma teve para chegar aonde chegou. Cabe a ela ainda a dupla atividade no sentido de cuidar da vida doméstica e profissional.
A mulher influencia aqueles que estão na sua volta, inclusive na hora do voto, porque ela entende que isto pode mudar a situação de muita gente. A luta pela mudança não foi fácil diante do padrão da família patriarcal, vinda de uma elite dominante desde o Brasil colonial. A mulher é otimista, gosta de si e não quer representar minoria qualquer, quer ser maioria ou ser igual. Está incluída, tendo os direitos respeitados. A mulher tem consciência que já é personagem do seu tempo. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CORRA E FAÇA SUAS INSCRIÇÕES!!


Já se encontram abertas as inscrições para II Olimpíada da Mulher de de Parauapebas que será realizada do dia 05 a 09 de fevereiro de 2012, no ginásio poliesportivo.
Procedimentos para inscrições:
1- Preenchimento sem rasuras
2- Cópia do documento de identidade e do título de eleitor.
3 As atletas menores de 16 anos deverão apresnetar o comprovante de residência ou declaração escolar.
4- Não serão realizadas inscrições após o dia 29/02;
5- O nome da identificação do time será escolhido pela equipe, porém aprovado pela SEMMU.


Parauapebas está vivendo momento de tensão

Parauapebas está vivendo um momento de tensão e angústia diante dos desaparecimentos de jovens meninas em nossa cidade!
O mistério precisa ser desvendado e providencias tomadas.
Precisamos nos unir e mobilizar toda a sociedade para combater estas atrocidades que estão acontecendo em nosso meio.
Portanto convidamos você para se fazer presente na manifestação que acontecerá  hoje, dia 14 de Fevereiro, às 16:00 h, em frente a Camara Municipal
Não se Cale participe!
Para todos familiares das  vítimas registro aquí minhas condolencias!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“Mulheres colorindo o mundo promovendo a paz”

22º ENCONTRO DA MULHER DE PARAUAPEBAS
líderes e vice líderes eleitas


“Mulheres colorindo o mundo promovendo a paz”
O porquê do tema?
Esse ano homenagearemos mulheres que, por seu trabalho ganharam ou foram indicadas ao prêmio Nobel da Paz.
Mulheres que como nós, lutaram por seus objetivos para ajudar o próximo.
Ontem dia 09de fevereiro foi realizada  a primeira reunião do Encontro da Mulher 2012 para eleição das líderes das equipes, assim como o sorteio das Mulheres que cada equipe vai homenagear.
A reunião aconteceu em clima amistoso, mas com muita expectativa para saber a Programação do evento.
Depois de todos os procedimentos para escolha das líderes ficou assim distribuídos:
Ordem de Apresentação 1º        DISTRITO: DAPA
Líder: Ozângela Rodrigues da Silva
Vice Líder: Liliane Miranda da Silva

Wangari Muta Maathai
Foi uma professora e ativista política do meio ambiente queniana. Foi a primeira mulher africana a receber, em 2004 o Prêmio Nobel da Paz.

Ordem de Apresentação 2º       DISTRITO: DACAL
Líder: Cristiane Fernandes
Vice Líder: Maria Valdecy Pinheiro:  
Rigoberta Menchú Tum
É uma indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia.
Foi agraciada com o Nobel da Paz de 1992, pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas.

Ordem de Apresentação 3º        DISTRITO: DACIN
Líder: Maria Sindima Pinto
Vice Líder: Rosely Valente
Shirin Ebadi
É uma advogada, ex-juíza e ativista dos direitos humanos.
Em 10 de outubro de 2003, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo significativo e pioneiro esforço pela democracia e direitos humanos, em especial direitos de crianças, mulheres e refugiados.

Ordem de Apresentação 4º       DISTRITO: DARV
Líder: Célia Rocha
Vice Líder: Ana Francisca Damasceno

Bertha Felicie Sophie Von Suttner
Bertha participou em várias sociedades de paz e congressos internacionais passando a dedicar todo o seu tempo a promover um projeto de paz. Em 1891 fundou a Sociedade austríaca dos amigos da Paz e por todo o seu desempenho recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1905.

Ordem de Apresentação           DISTRITO :  DALIU
Líder: Josefa Amaro (LINDA)
Vice Líder: Maria Antonia Aguiar

Madre Tereza de Calcutá
foi uma missionária, católica, albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Nobel da Paz, no dia 17 de Outubro de 1979.
Ordem de Apresentação 6º       DISTRITO: DA PAZ
Líder: Lídia da Silva
Vice Líder: Maria José da Silva

Zilda Arns

Foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país.  Foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil.

Em breve postaremos mais sobre a programação!


AGUARDEM!!!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dilma anuncia saída de Iriny Lopes. Eleonora Menicucci será a nova ministra


Em nota publicada nesta segunda-feira, 6, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a saída da ministra Iriny Lopes  da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Ela será substituída na pasta pela  socióloga e professora Eleonora Menicucci de Oliveira.

“A presidenta agradece a dedicação de Iriny Lopes ao longo desse período e lhe deseja boa sorte em seus futuros projetos. A presidenta deseja ainda sucesso a Eleonora em suas novas funções à frente da Secretaria responsável por políticas que têm contribuído para melhorar a vida das brasileiras”, completa a nota do Palácio do Planalto.
A nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Manicucci, disse nesta terça-feira que sua experiência em pesquisa sobre gênero a credenciam para o comando da pasta. Manicucci negou que sua amizade histórica com a presidente Dilma Rousseff tenha sido o fator que levou ao convite para o cargo de ministra de Estado.
"Meu currículo me credencia para estar neste lugar. Eu, sem dúvida nenhuma, não aceitaria, e nem a presidente Dilma me convidaria, por ser amiga dela. Não se faz governo com amigos", disse.
Eleonora disse que conhece Dilma desde os anos 1960, quando eram vizinhas em Belo Horizonte, cidade natal da presidente. Ambas lutaram pela democracia durante a ditadura militar e foram presas no início da década de 1970.
"Isso para mim de ter vivido a ditadura e ter abraçado a luta pelo direito das mulheres é uma coisa orgulhosa. E por isso tudo eu estou aqui. Eu quero deixar muito claro que tenho muito, mas muito orgulho do meu currículo", disse a nova ministra.
Eleonora Menicucci é socióloga e professora titular em Saúde Coletiva da Universidade Federal da São Paulo (Unifesp). Ela relatou em entrevista coletiva que em seu concurso para o cargo na universidade, sua aula foi sobre violência sexual.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Coutinho é o candidato do PT

Com 248 votos, José Maria das Dores Couto, o Coutinho, atual Secretário Municipal de Obras de Parauapebas, venceu, em segundo turno, o deputado estadual Milton Zimmer, que ficou como segundo colocado, levando 222 votos.
As prévias aconteceram durante todo o dia de  domingo, 5, na sede do diretório do PT, no bairro Nova Vida, com encerramento das votações às 17 horas, seguida do ato de apuração que revelou o nome que disputará a sucessão no executivo.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012