terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dilma anuncia saída de Iriny Lopes. Eleonora Menicucci será a nova ministra


Em nota publicada nesta segunda-feira, 6, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a saída da ministra Iriny Lopes  da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Ela será substituída na pasta pela  socióloga e professora Eleonora Menicucci de Oliveira.

“A presidenta agradece a dedicação de Iriny Lopes ao longo desse período e lhe deseja boa sorte em seus futuros projetos. A presidenta deseja ainda sucesso a Eleonora em suas novas funções à frente da Secretaria responsável por políticas que têm contribuído para melhorar a vida das brasileiras”, completa a nota do Palácio do Planalto.
A nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Manicucci, disse nesta terça-feira que sua experiência em pesquisa sobre gênero a credenciam para o comando da pasta. Manicucci negou que sua amizade histórica com a presidente Dilma Rousseff tenha sido o fator que levou ao convite para o cargo de ministra de Estado.
"Meu currículo me credencia para estar neste lugar. Eu, sem dúvida nenhuma, não aceitaria, e nem a presidente Dilma me convidaria, por ser amiga dela. Não se faz governo com amigos", disse.
Eleonora disse que conhece Dilma desde os anos 1960, quando eram vizinhas em Belo Horizonte, cidade natal da presidente. Ambas lutaram pela democracia durante a ditadura militar e foram presas no início da década de 1970.
"Isso para mim de ter vivido a ditadura e ter abraçado a luta pelo direito das mulheres é uma coisa orgulhosa. E por isso tudo eu estou aqui. Eu quero deixar muito claro que tenho muito, mas muito orgulho do meu currículo", disse a nova ministra.
Eleonora Menicucci é socióloga e professora titular em Saúde Coletiva da Universidade Federal da São Paulo (Unifesp). Ela relatou em entrevista coletiva que em seu concurso para o cargo na universidade, sua aula foi sobre violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário