terça-feira, 14 de junho de 2011

Parauapebas cria Comissão Municipal Pró Estado de Carajás

Aconteceu agora a pouco, no auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas uma reunião para criação da Comissão Municipal Pró Estado de Carajás. Estavam presentes o prefeito municipal Darci Lermen, secretários, vereadores, representantes do Sindicato de Produtores Rurais, representante da Associação Comercial, presidentes de bairros, representantes de entidades diversas. O prefeito Darci abriu o evento falando da importância histórica daquele momento e de o quanto ele está comprometido com esta causa. Em seguida, houve a apresentação, por parte do economista Célio Costa, sobre a viabilidade do Estado de Carajás. A palestra teve como objetivo desmentir o que a grande mídia tenta passar sobre a inviabilidade do referido estado. Foi mostrado que o Carajás não gerará ônus para o Pará, que ele terá um superávit de mais de 900 milhões de reais, uma capacidade de endividamento de mais de R$ 3 bilhões, que não empobrecerá o estado do Pará e que nós, dessa região, só temos a ganhar.
O que na verdade está em jogo é a mudança de poder do pacto federativo. Vale destacar que nossa região, apesar de rica, é desassistida pelo estado e quem sofre é a população.
Para demonstrar, o palestrante exemplificou que o estado do Rio Grande do Sul tem 449 municípios, enquanto toda a região norte tem 497. Isso se traduz em municípios gigantescos, com pouca participação no recebimento do FPM, consequentemente, uma enorme demanda de serviços, poucos investimentos comparativamente com as regiões sudeste e sul. Outro exemplo interessante é o número de rodovias federais. A região norte tem ao todo 7.172 km de rodovias federais, enquanto que só o estado de Minas Gerais tem 10.194 km. Ou seja, uma desigualdade gritante na qual todos nós, moradores dessa região, saímos perdendo.
Ao final da palestra foi criada a Comissão Municipal presidida pelo prefeito Darci e composta pelo presidentedo Sindicato dos Produtores Rurais SIPRODUZ, Presidente da Associação Comercial de Parauapebas, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Presidente da Câmara de Vereadores e um representante das diversas entidades ali presentes, que se reunirão e indicarão um nome. Assim, Parauapebas avança na luta pelo estado de Carajás.
Dia 20/06 haverá uma reunião com todos os vereadores da região em Marabá e dia 21/06, na mesma cidade, haverá uma reunião com a imprensa regional. após isso, a campanha pró estado de Carajás vai para as ruas, comandada pelo marketeiro Duda Mendonça.
O estado de Carajás é viável, terá um PIB superior a vários estados brasileiros (SE, AL, RO, PI, TO, entre outros) e sua base econômica se sustentará em três eixos: complexo mínero-siderurgico, agronegócio e energia hídrica.
Portanto, ESTADO DE CARAJÁS JÁ!!!! Por mais mercados, estradas, conhecimento, participação política e melhoria da nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário