segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mantega anuncia novos cortes de gastos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai anunciar nesta segunda-feira um novo pacote de corte dos gastos e aumento do superávit primário, com o objetivo de tentar antecipar o processo de redução da taxa de juros já para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, nesta semana.
Mantega vai se reunir de manhã com a presidenta Dilma Rousseff e com ministros do conselho político para apresentar a proposta.
O pacote chega em meio às discussões sobre o Orçamento do ano que vem. A grande preocupação do governo é com os gastos em 2012, já que, além da alta do salário mínimo, outras medidas estão engatilhadas para elevar os custos orçamentários, como a PEC 300, que fixa um novo piso para bombeiros e policiais, e a emenda 29, que determina percentuais mínimos a serem investidos em saúde.
O volume corte ainda não está definido, mas especula-se que a meta de superávit primário, que atualmente é de 3,1% do PIB, possa ser elevada para 3,5% do PIB.
O resultado recorde do superávit primário no acumulado do ano ajuda Mantega a tomar essa decisão. Em sete meses, o governo central já conseguiu atingir 82% da meta para o ano. Acredita-se que até outubro a meta de R$ 81,8 bilhões já seja atingida.
Mantega também considera que a política fiscal pode ser o grande diferencial para o Brasil sofrer menos com a crise global. O objetivo do governo é deixar o Brasil mais bem preparado que outros países e a política fiscal foi eleita o pilar de sustentação das medidas.
O ministro não quer se repita o que aconteceu em 2008, quando o Banco Central demorou a baixar a taxa de juros e o Brasil acabou registrando um PIB negativo em 2009. Mantega quer antecipar a redução da Selic para não prejudicar o crescimento da economia

2 comentários:

  1. O MEC tem dinheiro para que a UFPA faça um novo Campus. Porém, Jader e turma querem que seja lá para dentro de Ananindeua -Icuí. Que tal mandar carta para Dilma pedindo para que seja na BR para que todo de Marituba, Santa Isabel, etc tenha chance de concorrer???

    ResponderExcluir
  2. A Rádio Cultura AM 1580 khz de Santos Dumont-MG "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 46.284 habitantes (IBGE/2010), na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.
    Direção: Sérgio Rodrigues (Artístico), João Begati (Administrativo) e Carlos Ferreira (Comercial).
    Gerência: Evandro Begati (Tecnologia) e Alessandra Batista (Jornalismo).
    Participe das mídias sociais da Rádio Cultura:
    FACEBOOK 1:
    www.facebook.com/radioculturasd
    FACEBOOK 2:
    www.facebook.com/profile.php?id=100002399487188
    ORKUT 1:
    www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    ORKUT 2:
    www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    TWITTER:
    twitter.com/radioculturasd
    PORTAL:
    www.radioculturasd.com.br
    E-MAIL:
    contato@radioculturasd.com.br
    MSN:
    radioculturasd@hotmail.com

    Campeonato Brasileiro, sábado, 10/09, direto do estado do Tocantins, Tocantinópolis (TO) e Tupi (MG), com Edson Palma e Carlos Ferreira.

    Att,
    Carlos Ferreira
    Juiz de Fora-MG
    BLOG: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir