sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sistema agiliza acesso a informações sobre casos de violência contra a mulher

O governo estadual oficializou a implantação do SIV Mulher (Sistema de Informação sobre Violências Contra a Mulher) nos sete centros de atenção às vítimas da violência doméstica. O serviço chega com a promessa de gerar dados mais abrangentes sobre a vítima e o atendimento público, auxiliando as ações de combate aos crimes.

O SIV já estava funcionando desde o mês passado, mas de modo experimental. Desde ontem, ele passou a ser uma ferramenta obrigatória nos sete centros de atendimento à mulher conhecidos como Maria do Pará.

Funcionários cadastrados dispõem de senhas para a acessar o banco de dados do centro em que trabalha. Nele constarão, por exemplo, o andamento dos atendimentos realizados em cada centro e o perfil das vítimas, informações que serão repassadas imediatamente para a CPDM (Coordenação de Promoção dos Direitos da Mulher).

Márcia Jorge Lima, titular da CPMD, da Sejudh (Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos), afirma que o detalhamento, a padronização e a transferência on line das informações devem ajudar a melhorar as ações de combate à violência.

Seguno Márcia, até agora as ações eram desenvolvidas com base em informações gerais repassadas pela Polícia Civil e pelo serviço de denúncia centralizado em Brasília. Com o SIV, a situação será acompanhada a partir dos dados próprios.

'Vamos poder verificar o índice de violência por município, por microrregião, e planejar as políticas públicas para o atendimento das mulheres vítimas da violência', comentou.

Conforme a coordenadora, o serviço ainda será ampliado. Nessa primeira fase, a implantação custou R$ 110 mil rateados entre o governo federal e o estadual.

Fonte: Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário