quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de Novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

Sinal Fechado Contra a Violência Domestica!


Há muito tenho me preparado para colocar este blog no ar. Com a chegada do João Marcelo, meu primeiro filho, e muito trabalho a frente da secretaria acabei adiando. Agora está iniciado! As dificuldades para mantê-lo serão muitas, principalmente a falta de tempo. O desafio está lançado e espero não decepcioná-los. Vamos lá!

Nada melhor do que lançar hoje dia 25 de Novembro- Dia Internacional da não violência contra a mulher. Um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência á mulher. A Prefeitura de Parauapebas através da secretaria da mulher, realiza hoje a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CDDM), órgão recentemente criado pela lei municipal 4.413, de 17 de Agosto de 2010. A eleição é logo, mas, às 18h no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP). Estarei lá e espero todas as mulheres guerreiras de nossa cidade presente.

Deixo vocês com um pouco da historia do dia 25 de Novembro. Mas tarde posto o vídeo institucional da Secretaria da Mulher alusivo ao dia 25 de Novembro, Sinal Fechado Contra a Violência Domestica!
Um pouco da historia do dia 25 de Novembro..

Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1o de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal (leia mais sobre o 6 de Dezembro)

Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Fonte: Rede Feminista de Saúde.
Um bom dia a tod@s e vamos à luta!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário