sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Aprovado pela lei municipal 4.413 de 17/10/2010, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se apresenta como mais uma ferramenta de proposição e fiscalização de políticas públicas para as mulheres de Parauapebas. De composição paritária, as responsabilidades serão dividivas por14 membros, sendo 7 do poder público e 7 da sociedade civil organizada. Ontem, no CEUP (Centro Universitário de Parauapebas) aconteceu a eleição para as instituições da sociedade civil organizada que integrarão o referido conselho. Estiveram presentes diversas entidades, além de autoridades, Ministério Público, representantes do governo e população em geral.
Iniciando o evento, houve uma apresentação de alguns casos de superação de mulheres vítimas de violência atendidos pela SEMMU. Em seguida, a mesa de abertura foi composta pela delegada Regina, Deusa Passos, representante do ver. Raimundo Vasconcelos, Rosely Valente, representando a Comissão pró-Conselho, Altamiro Borba, Secretário de Assistência Social, Dr. Danyllo Pompeu, promotor público, Dr. Manoel de Oliveira, promotor público e eu.
Logo após, as instituições previamente inscritas na SEMMU se apresentaram e foram submetidas a votação da plenária.
A composição do Conselho ficou da seguinte forma:
Pelo poder público: Secretaria da Mulher, de Assistência Social, de Saúde, de Educação, de Cultura, de Esporte e Lazer e Câmara Municipal. Pela sociedade civil: Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Parauapebas -OAB, G.R.E.S. Mocidade Independente do Primavera, Associação das Mulheres de Parauapebas - ASMUP, Associação Beneficente Fazendo um Amanhã Melhor - FAM, Associação para o Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Parauapebas - ADELISP, Associação Clube de Mães do Bairro Novo Horizonte e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Parauapebas - SINTEPP. Cada instituição tem até cinco dias úteis para enviar o nome do titular e suplente que integrarão o CMDM.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é uma conquista e escolhemos o dia 25 de novembro para realização desta eleição, pela simbologia da luta que ele representa. 
Parabéns a todas as instituições eleitas! Parabéns às mulheres de Parauapebas! E vamos a luta! SEMPRE!



2 comentários:

  1. Seja bem vinda a blogosfera!!

    Sucesso nessa nova caminhada....

    abraços

    de Contraponto & Reflexão

    ResponderExcluir
  2. Joelma, também lhe dou boas vindas nesse veículo de comunicação. Abraço,

    Olinto

    ResponderExcluir