terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ipea: 39,5% dos brasileiros não têm conta em banco

Embora a maioria dos brasileiros possua conta em banco atualmente, 39,5% ainda estão excluídos do sistema bancário, de acordo com pesquisa "Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Bancos: exclusão e serviços", realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o instituto, 39% dos entrevistados possuem conta entre 1 e 5 anos; 16,1%, há mais de 5 anos; e 5,4% há menos de 1 ano.

Entre as regiões, as disparidades são grandes. No Nordeste e Norte, a maioria não possui conta bancária, respectivamente 52,6% e 50%. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a maioria possui conta entre 1 e 5 anos, respectivamente 47,1%, 47% e 37,7%. O porcentual de pessoas que possui conta há mais de 5 anos é maior no Centro-Oeste (24%).

O porcentual de homens que possuem conta em banco é maior do que a de mulheres: 66% deles têm conta hoje, contra 55,5% delas, e 44,2% dos homens possuem conta há mais de 5 anos, contra 34,3% das mulheres.

A inclusão é maior entre os que possuem maior escolaridade: 88,5% dos que possuem curso superior incompleto, completo ou pós-Graduação possuem conta hoje, e 63,6% possuem conta há mais de 5 anos. Entre os que possuem até a 4ª série do 1º grau, 44,4% têm conta hoje e 32,4% têm conta há mais de 5 anos.

Exclusão

O Ipea também perguntou aos excluídos do sistema bancário se eles gostariam de ter conta. De acordo com a pesquisa, 40,6% deles desejam ter conta em banco, e o restante ou não quer ou não respondeu. Também de acordo com o levantamento, 26,6% acreditam ter condições financeiras necessárias e atrativas para os bancos, e o restante não acredita ou não respondeu.

A maior parte das pessoas que quer ter conta bancária são mulheres, jovens (menos de 24 anos de idade), com ensino fundamental completo, renda de até 2 salários mínimos e morador das regiões Norte e Nordeste. O Ipea entrevistou 2.770 pessoas nas cinco regiões brasileiras. Não foi informado o período da pesquisa.

Fonte: Agencia Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário