quinta-feira, 3 de março de 2011

Documentário resgata a participação das mulheres na construção e consolidação do PT




“Muito prazer, mulheres do PT” é o nome do documentário que resgata a história da participação das mulheres na construção do Partido dos Trabalhadores. O documentário é uma produção da Secretaria Nacional de Mulheres  do PTe começou a ser produzido por ocasião dos 30 anos do Partido. Como consta na própria sinopse do vídeo, ele “representa o esforço do PT, por meio de sua Secretaria Nacional de Mulheres, para resgatar, registar e oferecer, em especial às novas gerações de petistas, uma síntese da influência das mulheres na construção e consolidação dos princípios que fundamentam o Partido dos Trabalhadores.”
Para resgatar e registrar a participação e influência das mulheres na história do PT ao longo desses 30 anos, a SNMPT  baseou-se em duas fontes principais: documentos de  seu arquivo, do arquivo da Fundação Perseu Abramo e de militantes, e o depoimento de companheiras que participaram ativamente da construção dessa história.

Segundo a secretária nacional de mulheres do PT, Laisy Moriére, o documentário de 60min   da uma boa  noção de como o PT  exercita e busca aperfeiçoar  no seu interior a vivência democrática. “Embora, esteja  focado na atuação das mulheres, o vídeo faz reviver as lembranças de qualquer militante petista, especialmente daquelas(es) que estão no Partido desde a sua fundação, e revela para  as gerações posteriores porque o PT é o que é. Realmente vale a pena rever um pouco dessa história”, afirma a secretária.

A distribuição do documentário começa nesta semana, como parte da agenda do 8 de março. É certo que todos os diretórios estaduais e secretarias de mulheres do PT receberão um exemplar desse registro histórico. O vídeo está disponibilizado no site do PT. Para facilitar o download no site, ele foi dividido em blocos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário