quinta-feira, 3 de março de 2011

IBOPE Mídia revela hábitos de saúde e de consumo da mulher brasileira

IBOPE Mídia revela hábitos de saúde e de consumo da mulher brasileira
Segundo dados da ferramenta Target Group Index, 80% do público feminino está preocupado com a forma física e 69% fizeram compras nos últimos dias. O índice de mulheres que compra pela internet está aumentando

São Paulo, 03 de março de 2011
– Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o IBOPE Mídia mostra os hábitos e comportamentos das brasileiras em relação a compras e saúde.
O levantamento é baseado nas informações da ferramenta Target Group Index e mostra que 80% das mulheres do país acreditam que é importante manter a forma física e que 79% pagariam qualquer preço para manter a saúde. Apesar disso, 65% admitem que, de vez em quando, quebram a dieta pelo prazer de comer alimentos que não fazem bem à saúde.
Um dado preocupante é que apenas 49% admitem usar preservativos em novos relacionamentos. Além disso, 59% das brasileiras dizem que vão ao médico apenas quando se sentem realmente doentes. Esse número, entretanto, ainda é menor do que entre os homens (64%) e a média da população (62%).

 Filtro: 18 anos ou mais
Amostra total
Masculino
Feminino
É importante manter a forma física
79%
78%
80%
Eu pagaria qualquer preço por minha saúde
78%
77%
79%
Estou de acordo com as restrições aos fumantes
70%
67%
72%
Em algumas ocasiões me dou o prazer de ingerir comidas que não são boas para a saúde
62%
59%
65%
Eu me informo bem antes de comprar novos produtos alimentícios
60%
55%
65%
Tenho que estar realmente doente para ir ao médico
62%
64%
59%
Confio na medicina homeopática/ medicina caseira
53%
49%
56%
Eu procuro ter uma dieta bem balanceada
52%
47%
56%
Devido à minha vida pessoal tão agitada, não me cuido como deveria
53%
52%
53%
Uso preservativos em todo novo relacionamento
52%
55%
49%
Só utilizo serviços públicos de saúde
45%
43%
47%
Eu sempre escolho meu médico por indicação
42%
37%
46%
Quase sempre estou tratando de perder quilos
35%
29%
40%
Sempre verifico o conteúdo nutricional dos alimentos
34%
29%
39%
Eu não tenho tempo para preparar refeições saudáveis
37%
40%
35%
Eu pratico esportes ou exercícios pelo menos uma vez por semana
38%
43%
34%
Sempre procuro as versões diet/light dos alimentos e bebidas
23%
20%
26%
Sou vegetariano
9%
10%
9%

Consumo
Em relação aos hábitos de consumo, 69% das brasileiras fizeram compras nos últimos 30 dias. Pelo menos 84% delas preferiram lojas de rua aos shoppings (60%).
Entre as mulheres que foram às compras nos últimos 30 dias, 79% compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas para homens e 40% roupas para crianças e bebês. O gasto médio das compras foi de R$ 190,83.
Cerca de 18% das mulheres fizeram compras pela internet.  Foi um aumento expressivo se comparado ao resultado da pesquisa feita em 2010, quando apenas 10% delas afirmaram ter feito compras pela internet. Esse índice, entre os homens, que tradicionalmente fazem mais compras eletrônicas, foi de 24%.

Vert - %
   
Filtro: 18 anos ou mais - foi às compras nos últimos 30 dias
Amostra total
Masculino
Feminino
Em lojas (na rua)
81%
77%
84%
Em shoppings
62%
64%
60%
Em lojas de departamentos
50%
49%
51%
Hipermercados
39%
40%
37%
Por catálogos
22%
15%
27%
Galerias comerciais (não é shopping)
24%
24%
24%
Pela internet
21%
24%
18%
Televendas (por telefone)
5%
6%
4%

Ao explicar seus hábitos de consumo, as mulheres destacam que sempre procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fieis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de produtos caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%).
O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos. Para este levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres e homens com 18 anos ou mais, obtidas entre agosto de 2009 e julho de 2010.
 
 Hábitos e atitudes do brasileiro

Filtro: 18 anos e + / Foi Às compras nos últimos 30 dias - vert %
Masculino
Feminino
Concorda totalmente/parcialmente com a frase
100%
100%
Eu sempre procuro ofertas e descontos
76%
82%
Vale a pena pagar um pouco mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade
76%
80%
Gosto de produtos que facilitem o meu dia a dia
72%
79%
Eu procuro os preços mais baixos quando vou fazer compras
68%
75%
Quando encontro uma marca que eu gosto, sou fiel a ela
64%
70%
Eu geralmente planejo bem a compra de produtos caros
65%
68%
Eu costumo ler as informações no rótulo do produto
51%
63%
Gosto de marcas mais tradicionais
60%
62%
Sinto prazer em qualquer tipo de compra
39%
53%
Eu gosto de mudar de marca frequentemente para variar e conhecê-las
44%
53%
Peço a opinião de outras pessoas antes de comprar algum artigo novo
44%
50%
Quando vejo uma marca nova costumo comprar para ver como ela é
40%
50%
Gosto de marcas mais refinadas
39%
41%
Trato de estar em dia com a moda e estilos
33%
40%
Vale a pena pagar um pouco mais por uma boa bebida
47%
39%
Gosto de marcas mais inovadoras
35%
38%
Meus filhos influenciam nas compras de nossa casa
30%
36%
Prefiro fazer compras a prazo
26%
30%

Fonte: Target Group Index  - Ano 11 onda 21 + onda 2 - 18.884 entrevistas - Ago09-Jul10
"A mulher contemporânea pesquisa os melhores preços, quer estar em dia com moda e estilo, cuida da saúde e estética, além de fazer o que for preciso para proteger sua família. Estamos diante de uma "supermulher", que preza pela praticidade e que concede espaço em seu dia a dia para produtos que venham ao encontro de suas necessidades, que são muitas", afirma Dora Câmara, diretora Comercial do IBOPE Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário