quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ministra Iriny Lopes ressalta a importância do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na construção de uma cultura de igualdade

Todos os avanços, na garantia de direitos das mulheres e políticas de promoção da equidade e igualdade de gênero, são patrimônio da população e resultado da luta incansável das mulheres  nos movimentos sociais, nos parlamentos, nos tribunais, na gestão pública, no mundo do trabalho, nos espaços da cidadania como um todo, e devem ser transformados em políticas de  Estado, afirmou Iriny Lopes, ministra das Mulheres, durante o lançamento  da 4ª edição do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, nesta terça-feira (17/05). O Programa Pró-equidade de Gênero promove a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações e empresas públicas e privadas por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

Iriny Lopes ressaltou  que  é preciso consolidar a intersetorialidade e a institucionalidade nas políticas para mulheres, entre todas as instancias de governo, nos estados e municípios. Segundo ela, não haverá um ministério de saúde, ou de educação só para mulheres, “por isso, as interfaces entre as políticas que contemplem a diversidade não só étnica, racial e de  gênero, mas regional também, pois  temos muitas desigualdades entre as regiões do país”. Para Iriny Lopes, o Programa Pró Equidade de Gênero e Raça faz parte da prioridade da SPM em intensificar a escala da promoção das condições de igualdade no mundo do trabalho, na perspectiva de construir novas posturas, cultura e valores de igualdade e equidade entre homens e mulheres. Ressaltando que “não existem políticas, nem leis que mudem a mentalidade, que imponham novos valores e atitudes”. Iriny Lopes explicou que o programa tem a função de construir novas posturas e nova cultura de igualdade e de mudar as mentalidades. O que serve como referência para outras áreas e aponta para o conjunto da sociedade que  é possível fazer diferente.

A ministra das Mulheres, ao se dirigir à ministra Luiza Bairros, da Igualdade Racial, também presente no evento, lembrou que para falar em autonomia das mulheres  é preciso tratar do acesso e ascensão com igualdade e equidade no mundo do trabalho, o que a fortalece  para enfrentar a violência doméstica com outra postura. “Uma mulher com dignidade no trabalho, com salário compatível com sua capacidade intelectual enfrenta a violência doméstica de outra maneira”, disse. Para ela, é imprescindível um marco legal para garantir a igualdade no mundo do trabalho. Por isso “temos que debater com franqueza o projeto de lei (PL 4857/2009) sobre esse tema que está na Câmara Federal” ressaltou.

O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça concede o Selo Pró-Equidade a empresas  que se comprometem a instituir  em seus quadros e cadeia produtiva a equidade de genro e Raça. Desde a sua primeira versão, em 2005, as adesões ao Programa vêm crescendo. Das 122 empresas e instituições que se inscreveram, 92 receberam o selo.

Participam da cerimônia a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Laís Abramo, diretora da  Organização Internacional do Trabalho (OIT)  no Brasil, e Rebecca Reichamann Tavares, representante da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) no Brasil e Cone Sul,  Emília Fernandes, presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul/Brasil,  as deputadas Janete Pietá, coordenadora da Bancada Feminina, Alice Portugal e Benedita da Silva, além de dezenas de representantes de empresas públicas e privadas que fazem parte do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário